Divulgação_Rede Minas

02/12/2020

300 ANOS DE MINAS GERAIS É COMEMORADO EM ESPECIAIS, NA REDE MINAS

300 ANOS DE MINAS GERAIS É COMEMORADO EM ESPECIAIS, NA REDE MINAS

Série de reportagens e programa apresentam a história e a riqueza do estado

A capitania de Minas Gerais surgiu em 1720. Um estado forte, que se consolidou no século XVIII devido à corrida do ouro, hoje acumula riquezas diferentes, que estão nos minerais, nas paisagens e na cultura. O Jornal Minas relembra a história e apresenta os símbolos, tradições e arte mineira em série especial, com três reportagens, a partir desta quarta (02).

No primeiro episódio (02), a equipe da Rede Minas foi até o Arquivo Público Mineiro, onde encontrou documentos, cartas e mapas que mostram o nascimento de Minas Gerais. Historiadores foram ouvidos e falam sobre a busca pelo ouro e a guerra dos emboabas, que resultou na criação do estado. A reportagem ainda traz curiosidades, como o trabalho de conservação do material que preserva a memória de Minas.

Os objetos e as tradições que fazem parte do cotidiano dos mineiros são o tema da reportagem desta quinta (03). A matéria mostra os símbolos que resistem em muitas casas, como a caneca esmaltada de café e o fogão à lenha, e aqueles que ainda permanecem vivos nas cidades, como os sinos e os estandartes.  Para encerrar a série, o Jornal Minas traz, na sexta (04), uma matéria sobre as manifestações artísticas mineiras e obras como as de Aleijadinho, que fazem parte do legado estético e cultural da humanidade.

A série “Minas 300 anos” é exibida entre os dias 02/12 e 04/12, na primeira e segunda edição do Jornal Minas, da Rede Minas, às 12h30 e 19h30. O público também pode acompanhar a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

BRASIL DAS GERAIS

O Brasil das Gerais exibe, durante toda a semana, programas especiais em comemoração ao aniversário de Minas. Amanhã (01) tem bate-papo sobre comportamento, hábitos e até o ‘mineirês’ com o historiador e o diretor do Centro de Estudos Mineiros da UFMG, José Newton Meneses, e o mestre em psicologia social, Milton Bicalho. Na quarta (02), a gastronomia mineira é quem dita a história na atração com os chefs Rosilene Campolina e Edson Puiati. Na quinta (03), os atrativos de Minas são tema de uma conversa com a historiadora Júlia Calvo e a presidente do Iepha Michele Arroyo. Na sexta (04), o jornalista e folclorista Carlos Felipe Horta e o sociólogo José Moreira de Souza falam sobre as grandes personalidades e as lendas mineiras.

O Brasil das Gerais “Minas 300 anos” vai ao ar durante toda semana (de 30/11 a 4/12), às 17h30, pela Rede Minas. O público também pode conferir o programa, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

SERVIÇO:
Jornal Minas 1ª e 2ª Edições – Série especial “Minas 300 anos” -– às 12h30 e às 19h30
02/12 – História e criação da Capitania de Minas Gerais
03/12 – Objetos e tradições mineiras
04/12 – Arte mineira

Brasil das Gerais – Semana especial “Minas 300 anos” – às 17h30
01/12 – Família, tradição e comportamento / ‘Jeitim’ mineiro
02/12 – Conhecendo Minas pela comida / ‘Cafezim’ com pão de queijo
03/12 – Relíquias mineiras / Coisa nossa
04/12 – Personagens e lendas mineiros / Gente da gente

Sua instituição possui conteúdos relacionados aos 300 anos de Minas Gerais? Divulgue aqui.