Imagem ilustrativa

27/10/2020

Livro de artistas celebra os 300 anos de Minas

Os 300 anos de Minas Gerais, comemorados em 2020, não passarão em branco pelo mundo literário. O livro Cheiro de Minas: 300 anos, organizado por Margareth Cordeiro Santana, e publicado pela Páginas Editora, entra em pré-lançamento e será editado em dezembro.

A ideia do livro surgiu há muitos anos, durante uma viagem da autora às cidades históricas de Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey e Tiradentes, em comemoração ao aniversário da mãe. “Pensei que Minas precisa ser sempre celebrada, porém em datas comemorativas, e prometi a mim mesma preparar uma homenagem no tricentenário, passando a fazer anotações de tudo que lhe diz respeito, como fatos, casos, curiosidades, notícias atuais e do passado”, conta Margareth Santana, que trabalha como divulgadora de editoras brasileiras.

O título foi inspirado nas montanhas, paisagens, igrejas, fazendas, interior que exalam a fé e a religiosidade, os valores transmitidos de geração em geração, o cheiro de terra molhada, mato molhado, cafezinho passado na hora, acompanhado de um delicioso pão-de-queijo ou broa de fubá. O Cheiro de Minas: 300 anos se sente nas suas belezas naturais e arquitetônicas, nos seus lugares de tanta diversidade, na sua gente.

A obra, composta com a generosa participação de cada convidado, conta com poemas, contos, cordel, música, acontecimentos e relatos preciosos, feitos notáveis, raridades, desde a Fundação de Minas, em 1720, até os dias atuais. O livro tem poesia de Aline Pachamama, da etnia Puri, na Serra da Mantiqueira, originários do nosso Estado, textos e poesias marcantes de Diva Moreira, ativista social negra, do escritor e Frei Agostiniano, do espanhol Paulo Gabriel, o artista plástico italiano Maurizio Manzo, da alemã, nascida na Espanha e criada na Argentina, artista plástica social Anna Gobel, pessoas que adotaram Minas Gerais como segunda pátria. Cada um homenageia de uma forma especial.

Capa do livro de Túlio Oliveira. A obra também recebeu diversas ilustrações, nomes como Ninfa Parreiras, Walter Lara, Semíramis Paterno, Rubem Filho, Santiago Régis e muitos outros fazem parte dos ilustradores.

Serviço

Pré-lançamento: Cheiro de Minas 300 anos, organização Margareth Cordeiro Santana

Quando: 17/09/2020

Contato da editora: marketing.paginaseditora@gmail.com

Contato da organizadora: 31 99304-2507

Sua instituição possui conteúdos relacionados aos 300 anos de Minas Gerais? Divulgue aqui.