VISTA FRONTAL DA IGREJA DO CARMO EM MARIANA (MG) – [1920-1930] – sem autoria identificada - Coleção Municípios Mineiros – Arquivo Público Mineiro.

05/10/2020

Primeira capital de Minas, Mariana guarda memórias do Ciclo do Ouro

Em Passagem de Mariana, está uma das únicas minas do mundo abertas à visitação.

 

Inicialmente chamada de Ribeirão do Carmo, a cidade ganhou o nome de Mariana em 1745, em homenagem a D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. 

 

Atualmente com pouco mais de 60 mil habitantes e localizada a 110 quilômetros de Belo Horizonte, Mariana tem muita história para contar. Tudo começa com a descoberta de ouro na região por bandeirantes paulistas, entre os séculos XVII e XVIII, quando se consolidou como a primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais, e chega aos dias atuais, em que a economia local é pautada pela exploração de minério e pelo turismo.

 

Em pouco tempo, toda a área do Ribeirão do Carmo, onde havia a faixa intensa da mineração, foi povoada. Devido à proximidade a Ouro Preto, as duas cidades se tornaram centros quase unidos e passaram a atrair muitas levas de imigrantes vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e outras áreas, o que determinou o rápido crescimento da população.

 

Assentamentos erguidos nas cercanias da então capital ainda hoje revelam memórias dos tempos áureos do Ciclo do Ouro. Entre eles, Passagem de Mariana, que abriga uma das únicas minas abertas à visitação do mundo. No local, é possível descer à profundidade de 120 metros, percorrer galerias e observar um lago de água cristalina. Outro programa que atrai visitantes é o 

Conjunto Paisagístico Arqueológico dos Morros Santana e Santo Antônio, um dos mais expressivos registros da história da mineração do estado. 

 

Assim como outras cidades históricas de Minas Gerais, Mariana abriga igrejas centenárias, museus, praças e centro comercial com construções coloniais e clima acolhedor. Ali, o público descobre curiosidades a respeito do município, que foi também sede do primeiro bispado e a primeira cidade projetada no estado.

 

Mariana é uma das principais cidades do Circuito do Ouro, parte integrante da Trilha dos Inconfidentes e do Circuito Estrada Real. Uma cidade tombada em 1945 como Monumento Nacional e repleta de riquezas do período em que Minas Gerais começou a se desenvolver.

 

Devido ao pioneirismo no desenvolvimento político, econômico e cultural, Mariana recebe, todos os anos, o Dia de Minas em 16 de julho, quando o Governo do Estado de Minas Gerais se instala na cidade, realizando cerimônia alusiva na Praça Minas Gerais, considerada conjunto urbano da Minas colonial. 

 

A extração do minério de ferro é a principal atividade industrial do município, forte geradora de empregos e receita pública. Seus distritos desenvolvem atividades agropecuárias e artesanato variado que expressa a diversidade cultural de um povo cujo cotidiano mescla passado e presente.

Fonte: Agência Minas

Sua instituição possui conteúdos relacionados aos 300 anos de Minas Gerais? Divulgue aqui.